Participantes de um Pibid de matemática enviem e-mail para pibid.mat.brasil@gmail.com solicitando liberação para fazer postagem neste blog!

Siga-nos também no Twitter: pibid_mat_br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Lançamento de livros

vejam as sinopses...
quem puder compre livros... é bom para auxiliar no ensino e na pesquisa.


Brincar e jogar - Enlaces teóricos e metodológicos / Cristiano Muniz

Em Brincar e jogar – enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática, Cristiano Alberto Muniz apresenta a complexa relação do jogo e da brincadeira com a aprendizagem matemática.
O autor ainda analisa produções matemáticas realizadas por crianças em processo de escolarização em jogos ditos espontâneos, fazendo um contrapondo às expectativas do educador em relação às suas potencialidades para a aprendizagem matemática. Ao trazer reflexões teóricas sobre a brincadeira na educação matemática e revelar o jogo efetivo das crianças em processo de produção matemática, o livro apresenta subsídios tanto para o desenvolvimento da investigação científica quanto para a práxis pedagógica por meio da atividade lúdica na sala de aula.


Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas / Paulus Gerdes

Neste livro o leitor encontra uma cuidadosa discussão e diversos exemplos de como a matemática se relaciona com outras atividades humanas. Para o leitor que ainda não conhece o trabalho de Paulus Gerdes, esta publicação sintetiza uma parte considerável da obra desenvolvida pelo autor ao longo dos últimos 30 anos. E para quem já conhece as pesquisas de Paulus, aqui são abordados novos tópicos, em especial as matrizes cíclicas, ideia que supera não só a noção de que a matemática é independente de contexto e deve ser pensada como o símbolo da pureza, mas também quebra, dentro da própria matemática, barreiras entre áreas que muitas vezes são vistas de modo estanque em disciplinas da graduação em matemática ou do ensino médio.


Uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental, O
Ana Coelho Vieira Selva , Rute Elizabete S. Rosa Borba


Neste livro, Ana Selva e Rute Borba abordam o uso da calculadora, desmistificando preconceitos e demonstrando a sua grande contribuição para o processo de aprendizagem da Matemática. As autoras apresentam pesquisas, analisam propostas de uso da ferramenta em livros didáticos e descrevem experiências inovadoras em sala de aula nas quais o uso da calculadora possibilitou avanços nos conhecimentos matemáticos dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Elas trazem também diversas sugestões de uso da calculadora na sala de aula que podem contribuir para um novo olhar por parte dos professores para o uso do instrumento cotidiano da escola.

Um comentário:

  1. Achei o Brincar e Jogar muito interessante. Nós futoros professores e os que já atuam temos que inovar sempre em sala de aula, sem deixar de passar o conteúdo. Um livro abordando ese tema é indispensável em nossas estantes.

    ResponderExcluir