Pibid Rio Claro no COPEX
Nos dias 26, 27 e 28 de Setembro de 2010, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) aconteceu o 1º Congresso Paulista de Extensão Universitária e o 3º Congresso de Extensão Universitária da UNICAMP , onde o sub-projeto Pibid IGCE (Unesp Rio Claro), apresentou um trabalho intitulado: "O Projeto Pibid em uma perspectiva de Extensão Universitária". Veja o resumo e o poster deste trabalho em seguida:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela Capes com a finalidade de dar apoio aos alunos de licenciatura plena das instituições de ensino superior, e com isso melhorar a formação docente, elevando o padrão de qualidade da educação básica.
O PIBID teve seu início no ano de 2008 e, em 2010, a UNESP integrou-se a ele com uma proposta envolvendo a participação de 12 grupos dos diferentes campi universitários. Dentre estes, o subprojeto de Matemática, do qual fazemos parte, integra os cursos de licenciatura em Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) de Rio Claro e da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) e duas escolas da rede estadual, uma situada em Rio Claro e outra em Guaratinguetá.
Considerando que extensão universitária pode ser entendida como um processo educativo, cultural e científico, que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, e que viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, entendemos que nosso sub-projeto se enquadra nessa concepção. Envolve a parceria com escolas estaduais, cujo contato direto representa a relação almejada entre a universidade e a sociedade. Nessas atividades, temos por objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Tais atividades são elaboradas por meio de observações feitas durante o horário de aula e baseadas em discussões e pesquisas desenvolvidas na universidade visando vincular teoria e prática.
Essa interação universidade-escola permite um aprendizado para ambas. As escolas parceiras têm a oportunidade de discutir aspectos do ensino e aprendizagem da matemática considerados em pesquisas da área e, com isso, realizar reformulações em suas estratégias de ensino e, a universidade, através do contato dos graduandos com a prática escolar, traz para as pesquisas uma reflexão que só é possível com essas experiências da prática.
Destacamos que a participação no PIBID é um fator que contribui de forma valiosa para o nosso aperfeiçoamento como graduandos, nos dando a oportunidade de conhecer o sistema público de educação, as diferentes práticas adotadas pelos docentes, e as dificuldades e experiências vivenciadas por eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário