Apresentação do Trabalho Desenvolvido pelo Grupo Pibid edital 2007, na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.
O objetivo desse texto é apresentar o trabalho que foi desenvolvido no PIBID edital 2007, desenvolvido no Campus Universitário de Araguaína, Tocantins.
No PIBID, em Araguaína, estavam presentes os seguintes cursos: Matemática, Letras, História e Geografia, o grupo foi constituído por 21 alunos bolsistas, 4 supervisores e 4 coordenadores e todos trabalharam juntos de forma interdisciplinar.
Durante o período de vigência do subprojeto os bolsistas atuaram diretamente em sala de aula, na escola campo, durante dois dias da semana, com o devido acompanhamento do coordenador e supervisor do projeto. Os dias restantes sempre foram destinados às atividades de planejamento, elaboração de material e correção de atividades.
As atividades foram desenvolvidas no Colégio Estadual Jardim Paulista, localizada na periferia da cidade de Araguaína-TO e possuidora de uma das notas mais baixas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil.
O desenvolvimento das atividades relacionadas ao PIBID, para a área de Matemática convergiu para uma série de ações que estão relacionadas com o desenvolvimento de atividades e procedimentos didáticos relacionados ao trabalho com Projetos e a Interdisciplinaridade.
Estas atividades tiveram como ponto de partida a organização de estratégias de ensino tendo em vista a compreensão e importância nos processos envolvendo a formação inicial do professor de Matemática. Além disso, as ações realizadas neste subprojeto tenderam a estimular a discussão e a reflexão relacionada com os pressupostos filosóficos e didático-pedagógicos estabelecidos em estudos da Educação Matemática.
Dentre as atividades desenvolvidas, foram realizadas oficinas, gincanas, teatros, dinâmicas e discussões em grupos, entre outros, o que levou à produção de material, como por exemplo, artigos, livros, fotonovela, jornal e vídeos.
A equipe da Matemática ao longo do período de 2 anos apresentaram mais de cinqüenta trabalhos em eventos locais, regionais e nacionais, dentre os nacionais está o XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) e o X Encontro Nacional de Educação Matemática, a equipe toda produziu dois livros, o primeiro intitulado Prática Interdisciplinares na Formação Inicial de Professores: avanços e desafios e o segundo livro que será publicado este semestre de 2011.
E por fim, destaco um dos pontos positivos que foi o engajamento entre direção da escola, professores da escola, pais, alunos, universitários e bolsistas. Em nosso ultimo semestre de trabalho do PIBID no edital de 2007 foi marcado por outras vitórias, uma delas foi a participação de toda equipe, na reunião de planejamento dos professores que acontece no inicio do ano letivo, aqui os coordenadores e os alunos do PIBID deram relatos do trabalho que estava sendo desenvolvido.
No PIBID, em Araguaína, estavam presentes os seguintes cursos: Matemática, Letras, História e Geografia, o grupo foi constituído por 21 alunos bolsistas, 4 supervisores e 4 coordenadores e todos trabalharam juntos de forma interdisciplinar.
Durante o período de vigência do subprojeto os bolsistas atuaram diretamente em sala de aula, na escola campo, durante dois dias da semana, com o devido acompanhamento do coordenador e supervisor do projeto. Os dias restantes sempre foram destinados às atividades de planejamento, elaboração de material e correção de atividades.
As atividades foram desenvolvidas no Colégio Estadual Jardim Paulista, localizada na periferia da cidade de Araguaína-TO e possuidora de uma das notas mais baixas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil.
O desenvolvimento das atividades relacionadas ao PIBID, para a área de Matemática convergiu para uma série de ações que estão relacionadas com o desenvolvimento de atividades e procedimentos didáticos relacionados ao trabalho com Projetos e a Interdisciplinaridade.
Estas atividades tiveram como ponto de partida a organização de estratégias de ensino tendo em vista a compreensão e importância nos processos envolvendo a formação inicial do professor de Matemática. Além disso, as ações realizadas neste subprojeto tenderam a estimular a discussão e a reflexão relacionada com os pressupostos filosóficos e didático-pedagógicos estabelecidos em estudos da Educação Matemática.
Dentre as atividades desenvolvidas, foram realizadas oficinas, gincanas, teatros, dinâmicas e discussões em grupos, entre outros, o que levou à produção de material, como por exemplo, artigos, livros, fotonovela, jornal e vídeos.
A equipe da Matemática ao longo do período de 2 anos apresentaram mais de cinqüenta trabalhos em eventos locais, regionais e nacionais, dentre os nacionais está o XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) e o X Encontro Nacional de Educação Matemática, a equipe toda produziu dois livros, o primeiro intitulado Prática Interdisciplinares na Formação Inicial de Professores: avanços e desafios e o segundo livro que será publicado este semestre de 2011.
E por fim, destaco um dos pontos positivos que foi o engajamento entre direção da escola, professores da escola, pais, alunos, universitários e bolsistas. Em nosso ultimo semestre de trabalho do PIBID no edital de 2007 foi marcado por outras vitórias, uma delas foi a participação de toda equipe, na reunião de planejamento dos professores que acontece no inicio do ano letivo, aqui os coordenadores e os alunos do PIBID deram relatos do trabalho que estava sendo desenvolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário