Participantes de um Pibid de matemática enviem e-mail para pibid.mat.brasil@gmail.com solicitando liberação para fazer postagem neste blog!

Siga-nos também no Twitter: pibid_mat_br

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Geometria com o uso do software Geogebra em atividades investigativas



Mediante a presença do Pibid na escola e dos projetos desenvolvidos, os alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental demonstraram interesse em participar de atividades diferenciadas durante as aulas de matemática. Também revelaram o desejo de utilizarem o laboratório de informática, que era pouco explorado pelos professores com o argumento de que o número de computadores no laboratório não comportaria o número de alunos de uma sala convencional.
Por isso, esse projeto foi desenvolvido em parceria com a professora destas classes, sobre um tema previsto para ser trabalhado durante o 3º bimestre. O planejamento das atividades envolveu o uso do software Geogebra, numa perspectiva investigativa, que convida os alunos a explorarem as propriedades das figuras planas, diferenciarem as planas das espaciais, e trabalhar com áreas e perímetros. Entretanto, após a realização da primeira atividade, pelas dificuldades percebidas, foi decidido não trabalhar com áreas e perímetros, mas enfatizar as demais atividades sobre as propriedades das figuras. Ao final, foi elaborado um resumo contendo as figuras planas trabalhadas e suas propriedades e estes foram anexados aos cadernos dos alunos.
Percebemos grandes dificuldades dos alunos com a leitura e a interpretação dos enunciados. Até porque não estavam acostumados com o caráter das atividades, entretanto no decorrer delas houve uma leve melhora, devido a familiarização dos mesmos com as atividades.
Quanto ao uso do software os alunos não apresentaram dificuldades, pelo contrário, foi facilitador já que através dele os alunos puderam, rapidamente, construir os objetos geométricos, explorar e conjecturar as relações que acabavam percebendo.
Consideramos também que as fichas foram importantes para que os alunos trabalhassem a leitura e a escrita, além de serem um suporte para a realização das atividades.

3 comentários:

  1. interessante amanda, eu estou com a ideia de implantar esta metodologia no pibid em manaus, com a a turma do 1 ano do ensino medio. sua postagem ira me ajudar neste sentido.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico esse Geogebra. Também indico o blog http://eclesio.zip.net

    ResponderExcluir
  3. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28


    RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

    NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15


    ResponderExcluir