Participantes de um Pibid de matemática enviem e-mail para pibid.mat.brasil@gmail.com solicitando liberação para fazer postagem neste blog!

Siga-nos também no Twitter: pibid_mat_br

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Grupo de Apoio


Desde março de 2011 é desenvolvida na escola parceira do Pibid Matemática – IGCE o “Grupo de Apoio”. A princípio a oficina foi realizada junto ao horário de reforço (atividade oficial da escola). Pensando em atender um público diversificado disponibilizamos além de horários no período da tarde, horários no período noturno para que os alunos que trabalham também pudessem desfrutar da oficina.

Como primeiro objetivo, antes do início dos trabalhos, decidiu-se mudar o nome “reforço” para um nome mais apropriado, menos estigmatizado. Assim passou-se a tratar o horário de auxílio aos alunos como Grupo de Apoio. A oficina tem como público alvo alunos do Ensino Médio e algumas exceções do nono ano.

Para uma melhor compreensão, os conteúdos foram trabalhados através de aulas expositivas, exercícios contextualizados aos alunos, alguns jogos e softwares (WinPlot).

Obtivemos uma resposta positiva com relação à presença dos alunos. E ao suprirem algumas lacunas de seu currículo matemático (pré-requisito para acompanharem a série que estavam) tiveram uma melhora no desempenho da disciplina.

Como continuidade, atualmente o objetivo da oficina é trabalhar o conteúdo que os alunos estão estudando em sala de aula, para que consigam alcançar o nível matemático do seu ano escolar.

Essa intensa convivência no ambiente escolar vem contribuindo de forma positiva para nossa formação. O contato constate com a escola faz com que vivenciemos não só o papel do professor, mas de todos que contribuem para o seu funcionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário