Participantes de um Pibid de matemática enviem e-mail para pibid.mat.brasil@gmail.com solicitando liberação para fazer postagem neste blog!

Siga-nos também no Twitter: pibid_mat_br

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Grupo de Estudos de Matemática

A partir de motivações pessoais de algumas integrantes e através de um estudo realizado pelo grupo sobre a escola parceira no ano de 2010, descobriu-se que a escola estava inscrita na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Após discussão da proposta da oficina de estudos para Olimpíadas de Matemática com todo o grupo do Pibid matemática IGCE, criou-se uma comissão para sua implementação. A priori, foi feito um levantamento teórico de provas anteriores de diferentes olimpíadas de matemática. Houve então um estudo e seleção dos exercícios para elaboração de listas a serem utilizadas.

Inicialmente, a oficina de estudos para Olimpíadas de Matemática foi aplicada duas vezes por semana, as terças e sextas-feiras no período das 14 às 16 horas. Contamos com a participação de três alunas do ensino médio. Através da resolução de exercícios característicos de olimpíadas de matemática pudemos preparar as alunas para a segunda fase e também trabalhar conteúdos específicos nos quais elas estavam em defasagem.

Tendo em vista que as três alunas foram fazer a segunda fase da olimpíada e nos deram um retorno positivo de que conseguiram fazer a prova com base no que estudaram nas oficinas decidimos continuar a oferecer a oficina de estudos para Olimpíadas de Matemática no ano de 2011, porém com outro enfoque, não trabalhando apenas listas de exercícios preparatórios para olimpíadas de matemática, mas também conteúdos específicos solicitados pelos alunos. E passou a denominar-se Grupo de Estudos de Matemática, é oferecido semanalmente no contra turno, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário